segunda-feira, 3 de março de 2014

"Num piscar de olhos"

Por que piscamos os olhos?

   Depois de algum tempo sem postar no blog me senti na obrigação de escrever sobre o assunto antes que fosse me deitar.
   Um incômodo tomou conta dos meus pensamentos.E, para esclarecer de uma vez por todas, quero deixar um recadinho aos meus seguidores para que possam compartilhar tal esclarecimento.
   Uma criança com Síndrome de Down chama a atenção da sociedade a todo momento.
Se ela abre a boca é porque tem Síndrome de Down
Se ela bate palmas é porque tem Síndrome de Down
   Em outros casos bate, chora, deita,faz pirraça, grita é porque tem Síndrome de Down e quanto às esses comportamentos eu chamo de falta de limite para toda e qualquer criança que não tem intervenção correta quando age de tal forma.
Se a criança com Síndrome de Down canta, dança, ri, pula, brinca as pessoas dizem " que bonitinho ela até sabe fazer tudo isso..."
   A última que eu ouvi foi "ela tem só a Síndrome de Down? "Questionei antes de dizer sim.A resposta que obtive foi "é porque ela pisca os olhinhos".
 Todos nós piscamos de 15 a 20 vezes por minuto. Em algumas ocasiões, o ato de piscar é involuntário, ou seja, nem percebemos que estamos piscando.

  A primeira explicação para esse mecanismo é que através dele, agentes externos, como poeira ou outros minúsculos elementos, são impedidos de entrar em contato direto com a córnea. Além dessa, a outra função do mecanismo é a lubrificação da superfície ocular. 



  As lágrimas, produzidas a todo o momento pelas glândulas lacrimais, são extremamente importantes para a lubrificação constante dos olhos. Quando piscamos, esse líquido é espalhado por todo o olho, permitindo a lubrificação do mesmo, além de proporcionar uma limpeza natural da córnea. 
  Até quando as pessoas com SD vão ser olhadas, observadas e criticadas?
  Até quando elas terão que provar para sociedade que são pessoas normais e que têm capacidades e potencialidades como todos nós?
  Chega, basta! 
  Espero que, como num piscar de olhos, elas sejam vistas como pessoas, seres humanos comuns com o propósito de serem respeitados e acima de tudo felizes!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário